Matheus Bittencourt participa de programa da NASA


Imagine você ser selecionado pela NASA (Agência Espacial Americana) para participar de um programa de treinamento na base U.S. Space & Rocket Center, no Alabama (EUA)? Matheus Bittencourt, aluno da 3.ª série do Ensino Médio, e o professor de Física e Inglês, Antônio Márcio Rennó Matos, do Objetivo Itajubá (MG) – conveniado ao Sistema de Ensino Objetivo há 37 anos – participaram da experiência.

Após rigorosa seleção, que contou com diversas questões para testar a fluência na língua inglesa, Matheus e seu professor foram os únicos escolhidos do Brasil para explorar e expandir os conhecimentos relacionados às ciências espaciais com foco nas áreas de tecnologia, engenharia e matemática.
 
Matheus teve a oportunidade de assistir a palestras com astronautas e desempenhar várias funções, entre elas, comandar uma missão espacial, ser piloto de avião e fazer atividades no campo de engenharia e robótica. “Ao todo foram 45 horas de treinamento, envolvendo princípios de exploração espacial. Confesso que o mais difícil foi escutar e convencer os outros que meu ponto de vista era o mais favorável para o grupo, tudo isso em outro idioma”, comenta.

Para o professor Antônio Márcio, o treinamento ofereceu conteúdos práticos para serem aplicados em suas aulas. “Aprofundei meus conhecimentos teóricos sobre tecnologia e física espacial. Quero compartilhar com meus alunos e estimular novas carreiras nas áreas de exatas”, afirma.

O programa visa inspirar a nova geração de cientistas e é projetado para ajudar os professores de Matemática e Ciências do Ensino Médio de todo o mundo a se tornarem educadores mais eficientes. Desde 2014, o programa já formou mais de 2,5 mil educadores de 55 países.