Você está em: Objetivo / Acontece / Festa de Encerramento do 1º ano: comemoração marca o início de uma nova fase

Festa de Encerramento do 1º ano: comemoração marca o início de uma nova fase


“A segurança e a confiança são conquistadas passo a passo e, no momento em que a
criança se percebe como leitor e escritor, o mundo a sua volta se transforma, e o
livro, como a própria poesia diz, vira um parque de diversões, cheio de sonhos
coloridos, cheio de doces sortidos, cheio de luzes e balões.”
Sandra Regina Carulli, coordenadora geral da
 Educação Infantil e do 1º ano
do Ensino Fundamental

 

O ler e o escrever são uma fase do desenvolvimento que a­con­tece com uma estrutura de condições, experiências, vivências e muito mais. A alfabetização deve ser entendida como prazer, com histórias de lugares e personagens fantásticos que levam a criança a imaginar, a criar e a brincar com as palavras, colocando no papel sentimentos e emoções. Na Festa de Encerramento, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental comemoraram com familiares e amigos a iniciação do processo de leitura e escrita como mais uma forma de expressão.

A cerimônia realizada no teatro do campus Indianópolis da Unip foi organizada em dois mo­men­tos. No primeiro, os alunos representantes das unidades leram um texto de autoria própria em que expressaram o que achavam de ser criança, evidenciando a perfeita alfabetização; hou­ve apresentação de coral, homenagens e entrega de lembranças.

Em seguida, todos os alunos retornaram ao palco como artistas mirins, fantasiados para apresentar o espetáculo São Paulo. Com alegria e desenvoltura, foram realizados números que destacaram a grande diversidade de culinária, música, dança e cultura encontrada na grande metrópole.

As unidades Alphaville e Granja Viana apresentaram-se em 26 de novembro no período da manhã e, no período da tarde, foi a vez das unidades Cantareira, Paz, Teodoro e Vergueiro. Com certeza, essa nova fase da vida dos pequenos ficará em suas memórias para sempre. Esse foi o início de uma nova etapa, em que outros olhares, outros saberes e outros vo­os virão.

 

Confira as fotos: