Um novo ano vem aí...


Mais um ano se passou e, com ele, muitas expectativas também chegaram ao fim. Obtivemos muitos sucessos, perdemos ou deixamos de ganhar algumas coisas, estudamos, trabalhamos muito, algumas vezes ouvimos “não”, mas, em muitas outras, um “sim” bem sonoro chegou aos nossos ouvidos. Assim é a vida, que se renova a cada ano que se inicia.

Os cristãos comemoram a chegada do ano-novo na passagem (à meia-noite) do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. Para celebrar a data à altura de tanta alegria, o costume é deliciar-se em uma ceia, semelhante à de Natal, e aguardar a contagem regressiva dos minutos que indicam a virada do ano: dez, nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três, dois, um, zero!

A festa da virada do ano – conhecida como réveillon – conta com muitas tradições e algumas crendices populares. Vamos a algumas delas: costuma-se brindar o novo ano com champanhe e os fogos de artifícios não faltam na ocasião. Dizem que é bom vestir roupas brancas na virada do ano, pois essa cor simboliza a paz, de que o mundo tanto necessita.
Para nunca faltar dinheiro, a sabedoria popular diz que, na noite de réveillon, deve-se colocar uma fita ou lenço amarelo na bolsa. Outra dica, com a mesma finalidade, é sugar o caldo de sete sementes de romã, sem esquecer-se de embrulhá-las em um pacotinho, guardando-o na carteira. Mas se você quiser abusar, e fazer sete pedidos de uma só vez, você também pode: se for passar o réveillon no litoral, à meia-noite é costume pular sete pequenas ondas, fazendo sete pedidos.
Em meio a tudo isso, as músicas também fazem parte da festa. Então, som na caixa!

Curiosidade

Janeiro é o mês do deus Janus. Segundo a mitologia romana, essa divindade tinha duas faces: uma olhava para o passado, a outra, para o futuro. Como os cristãos são herdeiros do calendário romano, que começa em 1º de janeiro, comemoram o ano-novo nessa data. Há, contudo, algumas culturas, como a judaica e a chinesa, que celebram o novo ano em datas diferentes, de acordo com o calendário lunar.

O Colégio Objetivo deseja a todos um feliz Ano-novo!