Você está em: Objetivo / Saiba mais / Árvore de Natal

Árvore de Natal


No dia 25 de dezembro é comemorado o Natal, uma festa que, no Cristianismo, celebra o nascimento de Jesus. Nessa data, é costume enfeitar a casa, reunir familiares e amigos para uma confraternização, trocar presentes e comer quitutes especiais.

Cerca de um mês antes, uma tradição que alegra a todos é a decoração de um pinheiro, que ficou conhecido como árvore de Natal. Nela são colocados diferentes tipos de enfeites, como bolas, cordões metalizados (chamados de festões), miniaturas de brinquedos, cartões, bombons e muitos outros adornos. É uma maravilha aos olhos.

Mas você sabe a origem da árvore de Natal? Há muitas hipóteses. Uma delas diz que muitas das festas religiosas cristãs foram adaptadas de comemorações dos povos germânicos – bárbaros, assim denominados pelo Império Romano. Eles transitavam pelo norte da Europa, e muitos aglomeravam-se em grupos, vivendo como nômades, isto é,  não permaneciam por longo tempo morando no mesmo lugar. Para essas pessoas, a chegada de uma nova estação era motivo para enfeitar árvores.

Outra suposição é de que os druidas – sacerdotes dos povos celtas – enfeitavam pinheiros com flores e bolas coloridas para comemorar a chegada da majestosa primavera.

Outra possibilidade que envolve a criação da árvore de Natal está ligada à Inglaterra: um príncipe, chamado Albert, enfeitou uma árvore no palácio real britânico em 1841, fazendo com que aquilo se perpetuasse entre os ingleses.

E por aí vão as muitas histórias da criação da árvore de Natal.

O Colégio Objetivo deseja a todos um Feliz Natal!