Você está em: Objetivo / Acontece / Arte e Cultura: um dia no museu

Arte e Cultura: um dia no museu


Visitar um museu pode ser muito estimulante para as crianças, além de introduzi-las no mundo da Arte, das histórias, coleções e da cultura. Alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental participam de atividade no Masp e MAM

 

A arte proporciona às crianças conhecerem um novo mundo de cores, formas e texturas e, ao mesmo tempo, expressarem suas impressões e emoções. É um despertar da criatividade e imaginação. O museu é por excelência um local de observação, interação e reflexão. Diversas histórias são ali contadas, de outras épocas, outros povos, diferentes maneiras de agir e pensar. É um lugar simbólico que oferece experiências educativas e divertidas. Uma visita pode ser muito estimulante para as crianças.

A atividade Um dia no museu proporcionou aos alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Alphaville e Teodoro o contato com o acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e do Museu de Arte Moderna (MAM).

“Queremos introduzir a criança no mundo da arte, das histórias, da cultura. O melhor lugar para começar é um museu. A visita é importante para desmistificar a ideia de que museu é ‘chato’, é lugar de ‘gente grande’”, explica Telma Arruda, professora de Arte do Objetivo Teodoro.

O MASP, que fica próximo ao Objetivo Teodoro, foi o local de observação dos alunos dessa unidade. Seu acervo é composto por cerca de 8 mil peças, entre telas, esculturas, fotografias, cerâmicas, desde o século IV a.C. até os dias de hoje. Pinturas de Renoir, Monet, Cézanne e Van Gogh, entre outros nomes, fazem parte da coleção.

A professora Telma trabalhou nas aulas com alguns artistas que possuem obras no MASP. O foco principal da visita foi o retrato e suas diferentes representações, que variavam de acordo com o artista e a época em que foi feito.

“O prédio é bastante conhecido das crianças. O fato de muitas delas nunca terem entrado para conhecê-lo atiçou a curiosidade e o entusiasmo pelo passeio. A possibilidade de ver um quadro de Van Gogh deixou-os mais ansiosos pela atividade.”

Após a visita, além de rodas de conversa, as crianças realizaram trabalhos, criando retratos dos colegas, desenhos sobre o passeio e elaborando uma releitura do quadro que mais lhes chamou a atenção.

Pequenos formatos

A exposição Volpi: pequenos formatos, instalada no MAM, foi tema de atividade das turmas da Educação Infantil 3 e do 1º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Alphaville.

As crianças conheceram 74 obras em menores dimensões, que serviam como pré-estudo das obras originais do artista. Os trabalhos são das décadas de 1930 a 1970 e pertencem à coleção de Ladí Biezus, devotado colecionador das obras de Volpi.

“A explicação foi em uma linguagem adequada para as crianças. No colégio, estamos trabalhando a Arte Moderna, em especial com o artista Kandinsky, com suas formas geométricas e abstratas”, comenta Maria da Graça Crivellaro, professora de Arte do Objetivo Alphaville. Após a visita, foi realizada uma exposição na escola com os trabalhos realizados pelos alunos na Oficina do MAM.

Victória Magueta Siandela, aluna do 1º ano do Objetivo Teodoro

Para a aluna Victória, o quadro mais interessante foi Rosa e Azul, do artista impressionista francês Renoir. “Gostei muito dos vestidos, das cores e do rosto da menina menor, de rosa.”

Luiz Henrique Rodrigues Ribeiro, aluno da Educação Infantil 3, Objetivo Alphaville

“Gostei do quadro que tinha bandeiras. Achei legal a escultura de ossos que dá para sentar e é fria. A escultura metálica dá para escorregar e é quente. Lá é divertido e tem uma moça que brinca e explica as histórias dos quadros.”

Confira as fotos: