Você está em: Objetivo / Galeria de Fotos / A linguagem do movimento

A linguagem do movimento


“O corpo privilegiado nas aulas de Movimento é o mesmo presente nas aulas de raciocínio.”
(Mattos e Neira)

 

As primeiras atividades motoras surgem logo no início da vida. A mensagem do sorriso ou a história por trás do engatinhar de um bebê dizem muito sobre o seu desenvolvimento. Diariamente, os alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo descobrem a importância de cada ação corporal e constroem novos conhecimentos nas aulas de Movimento.

Pressupondo um trabalho que vai ao encontro do histórico da Educação Física, as aulas da disciplina vão além e mostram que o movimento é mais do que um simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite à criança expressar-se e comunicar-se por meio de gestos e expressões faciais.

“Os alunos entram em contato com múltiplas situações de experiências corporais, podendo, assim, descobrir, inventar, criar, observar, elaborar e reelaborar conceitos e ideias”, explica Sandra Regina Carulli, coordenadora geral da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental.

Essas propostas desafiam e possibilitam uma participação ativa da criança na construção do conhecimento. Elas favorecem a resolução de problemas e fazem com que os alunos cheguem às respostas por meio de tentativas, do levantamento de hipóteses e de reflexões.

Jogos e brincadeiras incentivam experiências e interações dos alunos com o espaço e com o objeto. Ao longo de um processo, eles percorrem labirintos de pneus, aprendem a manipular objetos e descobrem como reproduzir o traçado das letras. “As atividades motoras fazem parte da rotina das crianças, dentro e fora da escola. Cabe a nós, educadores, oferecer tarefas que favoreçam o desenvolvimento afetivo, motor e cognitivo,” ressalta Sandra Carulli.

Cabra-cega, Jokempô, dobraduras, perfuração e alinhavo são algumas das brincadeiras que animam as aulas, instigam as crianças a realizar diversas ações e garantem momentos de muita interação social.

Fotos Relacionadas