Você está em: Objetivo / Acontece / ARC: criando, brincando e reinventando

ARC: criando, brincando e reinventando


O desenvolvimento de uma criança é realmente fantástico. Cada expressão, gesto e palavra representa o resultado de um trabalho em conjunto. As Atividades Relacionadas ao Conteúdo (ARC) favorecem um aprendizado significativo dos alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental.
Os trabalhos integram duas ou mais disciplinas e desenvolvem conceitos de diferentes áreas de aprendizagem. A interdisciplinaridade entre Arte, Educação Física, Linguagem, Inglês, Matemática, Música, Movimento, Natureza e Cultura tornou os estudos ainda mais prazerosos e divertidos.
A programação estimula o raciocínio lógico, a imaginação, as habilidades motoras, a consciência ecológica e o pensamento crítico, contribuindo para o desenvolvimento físico, intelectual e emocional.
Confira alguns trabalhos desenvolvidos com os alunos:

Olimpíadas Brasil Rio 2016
As competições que integram as Olimpíadas Brasil Rio 2016, as regras das modalidades esportivas, os países que participam e os símbolos estiveram entre os temas desenvolvidos nas atividades da Educação Infantil 3 e do 1º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Cantareira. Diferentes vivências foram trabalhadas com os alunos, aliando conhecimento, movimento, diversão, criação e aprendizado.

Paralimpíadas: corpos, mentes, sentidos e emoções em ação
As Paralimpíadas, maior evento esportivo mundial que envolve atletas com deficiência, foram o tema das atividades destinadas às crianças da Educação Infantil 3 do Objetivo Teodoro. Em meio a jogos convencionais e adaptados, os alunos vivenciaram as dificuldades que as pessoas com deficiência encontram no dia a dia. Autoconfiança, habilidades cognitivas e psicomotoras foram algumas das propostas trabalhadas.

O mundo da gentileza
Sentimentos, valores e boas maneiras foram trabalhados com os alunos da Educação Infantil 1 (Fase 2) do Objetivo Alphaville. As atividades abordaram assuntos relacionados à boa convivência, tanto no ambiente familiar como na escola.

Ler, pintar e fazer arte
Os alunos da Educação Infantil 2 do Objetivo Teodoro fizeram a releitura das obras de Candido Portinari e de Romero Britto. A proposta foi inspirar as crianças a criar obras próprias baseadas em suas impressões das cores, imagens, formas e linhas dos artistas.

O mágico de Oz
A leitura de clássicos literários deve ser incentivada desde cedo. Os alunos da Educação Infantil 2 do Objetivo Paz participaram de atividades que resgataram a história de O mágico de Oz. Linguagem, Matemática, Natureza e Cultura, Inglês e Educação Física foram disciplinas trabalhadas em ações focadas no desenvolvimento das crianças.

Tramas, histórias e teias
Desenvolvendo habilidades, como coordenação motora e criatividade, as crianças da Educação Infantil 3 e do 1º ano do Objetivo Vergueiro participaram de contação de histórias com atividades de enfiagem, perfuração e alinhavo, cama de gato, dança dos bambolês e coordenação motora fina.


As histórias de Monteiro Lobato
Desenvolvidas com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Granja Viana, as atividades contaram a história de Monteiro Lobato. Da pesquisa da biografia de José Bento Monteiro Lobato até uma contação de histórias com os personagens mais conhecidos, as crianças aprenderam a reconhecer a escrita como forma de expressão, produziram desenhos e pinturas, aprimoraram habilidades relacionadas ao desenvolvimento de múltiplas linguagens, entre outros.

Brincadeiras do Mundinho
As crianças do 1º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Alphaville inspiraram-se no trabalho da autora-ilustradora da coleção Meu Mundinho, Ingrid Biesemeyer. Em meio a brincadeiras, os alunos aprenderam sobre a importância da cultura da paz, do respeito na escola e na vida, além de entenderem a necessidade de cuidar do meio ambiente, buscando viver em um mundo melhor e em um planeta saudável.   

Imaginação e aventura
O incentivo à leitura começa desde os primeiros anos escolares. Muito antes de a criança apropriar-se do código escrito, ela é capaz de interpretar imagens. Por meio de imagens, objetos e desenhos, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Granja Viana criaram suas próprias histórias.

Brincadeiras com Ivan Cruz
É por meio das brincadeiras que a criança entra no mundo da fantasia, amadurecendo assim seu pensamento, seus movimentos, sua interação com os objetos e com o meio em que vive. Os alunos da Educação Infantil 2 do Objetivo Alphaville mergulharam na magia dos brinquedos e brincadeiras e aprenderam com as obras do artista plástico Ivan Cruz.

Máquina do tempo
Integrando as disciplinas de Artes, Música, Educação Física, Inglês e Informática, as atividades despertaram a curiosidade e sensibilidade dos alunos da Educação Infantil 3 do Objetivo Paz. As crianças aprenderam sobre o modo de vida das gerações passadas, com jogos, cantigas, poemas, músicas e outras brincadeiras que serviram também de estímulo para o desenvolvimento da fala e da escrita.

Confira as fotos da Exposição do ARC que contou com a presença dos alunos, pais, amigos, familiares e educadores.

Fotos Relacionadas