Escola do Mar: a vida agradece


Mar, terra, fauna, flora. Quatro pequenas palavras que remetem a um significado maior:
a preservação das águas, dos solos, dos animais e da vegetação. Uma experiência enriquecedora vivenciada pelos alunos do Colégio Objetivo em Angra dos Reis (RJ)

 

Desenvolvendo um programa pioneiro de Ciências do Meio Ambiente — iniciado há 28 anos com a introdução da disciplina Ecologia no currículo obrigatório da 1ª série do Ensino Médio —, o Colégio Objetivo e a Universidade Paulista (Unip) criaram, em 1988, a Escola do Mar.

Instalada em Angra dos Reis (RJ), a Escola do Mar promove cursos de Ecossistema, Planctologia, Meteorologia, Aquacultura, Manguezal e Mergulho, para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio provenientes de todas as unidades do Objetivo no país.

A Escola do Mar conta com laboratórios equipados com microscópios, projetores, computadores, estação meteorológica, kits de análise de água, além de dormitórios, refeitórios, quadras de esporte, piscina e embarcações para deslocamento no mar.

Na embarcação, os alunos conhecem as belezas naturais da região em aulas de mergulho, navegam até as ilhas para conhecer os manguezais, visitam estações petrolíferas e estaleiro de construção de plataformas e coletam material para estudos nos laboratórios da escola. Antes de sair ao mar, os estudantes analisam as condições do tempo na estação meteorológica e examinam mapas, cartas e instrumentos náuticos.

Conscientização do jovem sobre a importância da preservação ambiental, formação de novos pesquisadores, produção de pesquisas de âmbito regional e nacional e capacitação de professores de Ensino Fundamental e Médio são os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na Escola do Mar.

A preocupação e a interação escola-comunidade também fazem parte das atividades programadas. Os alunos já cultivaram em fazendas marinhas e orientaram pescadores sobre a preservação ambiental; quando ocorreram derramamentos de óleo no mar de Angra, os pesquisadores da escola auxiliaram as equipes técnicas.

Na Escola do Mar, os alunos do Colégio Objetivo aprendem conceitos de Ciências, Geografia e Sustentabilidade em um dos berçários da vida mais bonitos que existem. Plânctons, caranguejos-vermelhos e moluscos são as estrelas do mar de Angra dos Reis.