Projeto Museus: explorando os lugares que abrigam arte
“Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes. Os museus são conceitos e práticas em metamorfose.”
Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)
Ricos em conhecimento, os museus possibilitam um novo olhar sobre determinado conceito, transportando o indivíduo para um universo no qual não existem limites para a imaginação. Reforçando a importância desses espaços na formação do aluno, as turmas do 6º ao 9º ano estão participando do Projeto Museus. A proposta é desenvolver o hábito de frequentar museus e, consequentemente, aumentar o repertório cultural e despertar o senso crítico na análise de obras.
Alinhados ao conteúdo apresentado em sala de aula, os roteiros abrangem acervos permanentes ou itinerantes de alguns museus de São Paulo e visam à aproximação do aluno com as obras estudadas. “O intuito é que eles aprimorem o fazer artístico e sejam capazes de interpretar e contextualizar a arte”, explica o professor José Minerini Neto, coordenador de Arte do 6º ao 9º ano.
O 6º ano, por exemplo, aprofundou os estudos no Museu Lasar Segall. Consagrado pelo Modernismo, o artista imigrante Lasar Segall incorporou em seus trabalhos aspectos da cultura brasileira, retratando, como ninguém, o Brasil. “As obras do artista remetem à herança indígena, europeia, africana e a outras expressões regionais. A visita também explorou as experiências vividas pelo pintor, e apresentou a cultura do país do ponto de vista de um imigrante”, conta o professor Neto.
Já os estudantes do 8º ano refletiram sobre o universo das artes visuais em visita à exposição permanente Arte no Brasil: uma História na Pinacoteca do Estado, que contempla cerca de 500 obras datadas do período colonial até meados de 1930, e servem como referência aos aspectos da cultura brasileira estudados.
Locais que abrigam a arte
Você sabia que as pirâmides do Antigo Egito e os templos da Grécia Antiga foram o início do que conhecemos hoje como museu? Criados com intuitos diferentes, esses espaços guardam a arte e preservam coleções de obras que integram a história da humanidade.
Os lugares que abrigam ou abrigaram a arte através dos tempos é um dos temas estudados pelas turmas do 7º ano nas aulas de Arte. O local escolhido para essa análise foi o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, localizado no antigo prédio do Detran.
“O roteiro possibilita o aprofundamento no assunto, permite que o aluno entenda como funcionam os museus e coloca-o em contato direto com esses lugares”, comenta a professora Rose Pagotto.
Galeria de Fotos
Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.