Londres – TeenEagle: Heitor Ginotti conquista duas medalhas de OURO em mundial de língua inglesa

Londres – TeenEagle: Heitor Ginotti conquista duas medalhas de OURO em mundial de língua inglesa

Curioso, sempre em busca de novos desafios científicos, Heitor Augusto Ginotti Pires, da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, tem muito a comemorar. O aluno conquistou duas medalhas de ouro na TeenEagleInternational English Language Competition,competição em que são testadas habilidades linguísticas no idioma inglês. Promovido pela Brooke House College, o torneio ocorreu na Brunel University, em Londres.

“Conquistar não uma, mas duas medalhas – e ainda por cima de ouro – em uma competição internacional, em Londres, foi surreal. Eu me pego questionando se isso tudo aconteceu mesmo ou se foi um delírio, mas as fotografias, mensagens, papéis, as medalhas e um disco de vinil não mentem. E estou extremamente grato por isso, pela oportunidade e pela experiência”, comemora Heitor.

Jovens estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o mundo participaram, de 30

de julho a 6 de agosto, de desafios que avaliaram a destreza no idioma em exames de conhecimento e interpretação de texto, redação, domínio de vocabulário, ortografia e oralidade, que envolveu capacidade de improviso e desenvoltura, nas modalidades Receptive Skills e Productive Skills. “A competição é multifacetada e as provas testam várias capacidades e habilidades do aluno, não se resumindo a uma única área. É exigido um amplo conhecimento e domínio do idioma, tanto na parte de compreensão quanto na expressão. Também foi necessário estudo e análise atenta dos materiais e conteúdos passados com antecedência. A partir dessa base, cada prova e modalidade testa uma área e uma competência diferente, como saber argumentar falar em público, escrita concisa e organizada, vocabulário e várias outras”, comenta o aluno.

Heitor explica que algumas atividades, como redação (Writing Challenge) e apresentação oral (Persuasive Speaking), demandaram trabalho em equipe e intercâmbio de experiências. Trios reunindo estudantes de diferentes nações compartilharam ideias antes das produções individuais. “Minhas colegas eram da África do Sul e da Tanzânia. A pontuação era resultado da performance pessoal de cada integrante mais um adicional de acordo com o desempenho coletivo. Tive o privilégio de conhecer pessoas incríveis, extremamente dedicadas, esforçadas e carismáticas, tanto de outros países quanto, especialmente, do meu trio e da própria delegação brasileira, pessoas que contribuíram para a construção dessa experiência inesquecível.”

O passaporte de Heitor para o mundial foi carimbado após excelente desempenho na fase on-line, que ocorreu em abril e na qual obteve ouro e a melhor nota entre os competidores brasileiros na categoria TeenEagle 3, voltada para estudantes de 15 a 18 anos. “Estava em busca de olimpíadas dentro das minhas zonas de interesse e me deparei com essa. Para a primeira fase da competição, tive apenas duas semanas para me preparar, lendo e estudando os materiais para a prova.”

Sua dedicação aos estudos soma 19 medalhas conquistadas em olimpíadas científicas de Matemática, Astronomia, História, Ciências, Informática, Robótica, Geopolítica e Geografia. “Há algo extremamente importante que aprendi com essas experiências e que gostaria de compartilhar: todos são capazes de realizar grandes feitos, mas antes é necessário ir atrás. Escolha aquilo de que você gosta, que te dê prazer e invista nisso! Corra atrás, dedique-se a essa área, mude o mundo se é isso que deseja”, destaca o aluno.

Sobre sua proficiência em língua inglesa, ele conta que adquiriu com a prática diária e que ouvir música também foi um importante aliado. “Grande parte do conteúdo que consumo ou leio na internet é em inglês, já que tenho vários interesses que são difíceis de se aprofundar ou encontrar material em português. A música também contribuiu: sou aficionado por diversas bandas e discos gringos que escuto diariamente”, comenta o jovem, que revela ainda que divide sua rotina de estudos com a administração de uma enciclopédia on-line da banda Gorillaz, na qual também é redator.

Por fim, Heitor faz um convite a todos: “Você, aluno, que se acha muito bom no inglês e deseja visitar a Inglaterra, por que não se inscreve nessa olimpíada? Quem sabe não nos encontramos numa final em um futuro breve?”

Parabéns, Heitor, pelo seu empenho e conquistas!

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.