15 de julho

  • Dia Internacional do Homem
  • Dia Nacional dos Clubes
Nascimento


1606 — Nasce Rembrandt

Rembrandt Harmensz van Rijn nasceu na Holanda, em 15 de julho de 1606. Poucas pessoas famosas são conhecidas pelo primeiro nome, e o pintor é uma delas.

 

Durante a vida foi um artista importante, e a fama só aumentou com o passar dos anos. Criou pinturas, desenhos e gravuras.

 

Rembrandt gostava de praticar seu ofício fazendo desenhos de si próprio. Ele se olhava no espelho e desenhava o que via. O artista gostava muito de fazer caretas para si mesmo e desenhar suas estranhas expressões, como chocado, assustado, irado ou feliz.

 

Pintores em início de carreira exploram o desenho de rostos e expressões faciais da mesma forma — com um bloco de rascunho, lápis, espelho e um rosto para fazer caretas engraçadas.

 

O artista era famoso por pintar retratos. Além de ter pintado a si mesmo, retratou todos da sua família. A fotografia não havia sido inventada naquela época, de modo que contratar um pintor era a única forma de “tirar retrato”, e as pessoas pagavam-no para que ele fizesse esse tipo de trabalho. Rembrandt gostava de usar iluminação forte para acrescentar expressão a um rosto. Ele mostrava a metade do rosto de uma pessoa com uma luz do sol forte caindo sobre aquela outra metade da sombra. Os jovens artistas desenham seus amigos com luz brilhante e sombra escura, de maneira parecida com a de Rembrandt.

 

Sua fama está principalmente nos quadros sérios, introspectivos, de seus últimos anos, pinturas em que o sombreado sutil implica uma extraordinária profundidade emocional.

 

Morreu em 1669.