Você está em: Objetivo / Efemérides

Efemérides

24 de junho

  • Dia das Empresas Gráficas
  • Dia do Caboclo

Nascimento



1820 — Nasce Joaquim Manuel de Macedo

Joaquim Manuel de Macedo nasceu no Rio de Janeiro. Foi médico, político, professor e escritor. Seus romances, sentimentais e moralistas, gozaram de grande popularidade. Escrevia para o gosto do leitor da época, apoiando-se nas tramas complicadas, intrigas, mistérios e mal-entendidos, que acabavam sempre com a vitória do verdadeiro amor e com a punição do vilão.

Escreveu romances, novelas, teatro, poemas e crônicas, reunidos em mais de 40 volumes. Na ficção, além de A Moreninha, deixou O Moço Loiro, Mulheres de Mantilha (seus livros mais conhecidos) e outras obras que reproduzem os esquemas folhetinescos das obras iniciais, sem muitas evoluções.

No entanto, sua obra vale como documento dos costumes da corte no século XIX, retratando a vida doméstica e social da burguesia de então. Há, pois, algum realismo no registro que acompanha as tramas sentimentais e idealistas.

A linguagem oscila entre o uso coloquial, nos diálogos, que são muito vivos, e o português academicista (por vezes rebuscado), nas digressões e nas descrições.

A trama de A Moreninha centra-se na fidelidade ao amor infantil, envolvendo o par amoroso Augusto e Carolina, a moreninha. Entre patuscadas dos estudantes de Medicina (Augusto, Leopoldo, Felipe e Fabrício), saraus, partidas de gamão, intrigas, fofocas, situações cômicas ou dramáticas, o casal acaba por concretizar o juramento de amor feito na infância.

O escritor morreu em 1882, em sua cidade natal.